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Em casa, documentos devem ser bem organizados


Como as empresas, as pessoas físicas, em meio à atribulada vida moderna, também geram uma respeitável quantidade de documentos. Geralmente, perdem-se horas revirando gavetas atrás de um determinado papel, que a gente jurava que estava ali, mas, por alguma arte mágica, desapareceu como por encanto. Para evitar que isto torne a acontecer, organize-se.

Separe uma pasta, um arquivo, ou uma ou mais prateleiras de armário para guardar os documentos que realmente precisam ser guardados. O resto, destine à reciclagem, fazendo um favor para si mesmo e para o meio ambiente (inclusive de sua casa).

Fora os documentos pessoais, como CIC, RG, certidão de nascimento, certidão de casamento, documentos escolares etc. de todos os membros da família, devem ainda ser arquivados:

  • Imposto de Renda: guarde por cinco anos após a entrega da declaração. Se fizer alguma retificação, guarde por cinco anos após esta data.
  • Prestação da casa própria: é mais prudente guardar todos os comprovantes, até que seja passada a escritura.
  • Documentos do carro: na carteira, leve com você xerox autenticado pelo Detran; em casa, arquive os originais.
  • Mensalidades de escola, recibos de aluguel, planos de saúde, recebimentos: guarde para anexar à declaração do Imposto de Renda do próximo ano.
  • Cartão de crédito: todos os meses, quando receber a fatura, confira cuidadosamente. Se não entender alguma coisa, informe-se. Não é necessário guardar as faturas por mais do que dois meses, porque os cartões de crédito fornecem pesquisa detalhada, mês a mês, caso haja alguma dúvida.
  • Notas fiscais: guarde quando comprar algum produto com garantia, junto com o certificado, durante sua validade. Guarde também o manual de instruções.

 

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